Sexta-feira, 23 de Março de 2007

Um pouco de história… (Parte I)

As primeiras memórias do escutismo em Pevidém remontam ao ano de 1947. Estávamos no mês de Setembro, quando no dia 7 se realizou uma grande concentração de escuteiros em Pevidém, pertencentes ao já então florescente núcleo de Guimarães. Foi aí que, com toda a solenidade, foram inauguradas duas unidades escutistas nesta freguesia. Foram fundados: o Grupo Escutas nº 141 e a Alcateia nº. 74, dos quais eram patronos S. Jorge e S. João de Brito respectivamente.

 

O Grupo de escutas, chefiado por José Joaquim Correia Gonçalves, contava com 24 elementos, e a Alcateia juntava 14 jovens e da qual era chefe António Lopes Abreu. Estas duas Unidades contavam ainda com José Pereira Fernandes como Secretário e o Pde Manuel Amorim Torres como Assistente.

 

O percurso destas Unidades perde-se no tempo, acabando mesmo por desaparecer não se sabe bem quando.

 

Mais tarde, já em 1978, impulsionados pelo Padre António da Silva Lopes, é então que um grupo de 5 Jovens na casa dos 20 anos, chefiados por Rodrigo Teixeira concretiza o desejo de reacender a chama do escutismo em Pevidém instalando a sua sede nos fundos da residência paroquial.

 

A 29 de Setembro de 1978 é fundado o Agrupamento 546 de Pevidém do qual é patrono S. Sebastião.

 

Durante os dois primeiros anos apenas funciona o Grupo Júnior com cerca de 23 exploradores. É já em 1980 que são acrescidos a este agrupamento a Alcateia nº 189 e o Grupo Sénior nº 189 da qual são patronos S. Brás e S. Jorge respectivamente.

 

Com o decorrer dos anos e com o crescimento natural do agrupamento, e após a construção da 1ª fase do Salão Paroquial, a sede foi transferida para os fundos deste, local onde ainda hoje funcionam as salas de trabalho. Era então Chefe de Agrupamento o Ch. Francisco Balinha.

 

Várias foram as transformações que entretanto ocorreram no Agrupamento, sempre com o empenho de homens e mulheres que se quiseram comprometer com o ideal escutista e dar aos jovens da nossa terra alternativas válidas na sua formação pessoal, pois é esse o grande objectivo do escutismo.

 

Já em 1996, foi-nos cedida uma nova sala, no antigo Bar do Salão, onde hoje funciona a nossa secretaria e onde são realizadas as reuniões mais importantes. Nesta altura era então Chefe de Agrupamento o Ch. Francisco Moreira.

(continua...)

tags:
publicado por agr546 às 14:25
link do post | comentar | favorito
|

.Fotos

.O que é o escutismo?

.Ligações

.Últimos posts

. Logotipo 30 anos

. Acanac

. I Festival Escutista de C...

. Acampamento de Aniversári...

. Pioneiros rumo ao Acanac

. Uma foto e uma frase # 4

. Parque Biológico de Gaia

. Tasquinha dos Escuteiros

. Colabore!

. Recordar é viver # 2

.Arquivos

. Dezembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Pesquisar neste blog

 
Drunk Driving Laws
Drunk Driving Laws
blogs SAPO

.subscrever feeds